Assassin's Creed: Revelations

"Quando parti de Roma há dez meses, o fiz com um único propósito: descobrir o que nosso pai não conseguiu. Em uma carta escrita no ano anterior ao meu nascimento, ele menciona uma biblioteca escondida debaixo de pedras do castelo de Masyaf. Um santuário repleto de sabedoria inestimável"Assassin's Creed: Revelations é o terceiro e último título da franquia Assassin's Creed em que controlamos Ezio Auditore, o Mentor dos Assassinos Italianos. No drama, ele procura por artefatos que são as chaves para abrir uma porta embaixo do castelo deMasyaf, onde Altaïr Ibn-La'Ahad viveu quase 300 anos antes. Trazendo diversas novidades para o singleplayer, porém quase nenhuma inovação para o multiplayer, Revelations é um divisor de opiniões. Nessa análise, você pode conferir o que o PlayStation Blast achou do game. 

Um "visu" mais oriental



Ezio Auditore, após livrar Roma das mãos da família Borgia, descobre que seu pai,Giovanni Auditore, havia escrito sobre uma biblioteca secreta criada por Altaïr Ibn-La'Ahad embaixo do castelo de Maysaf, antigo lar dos Assassinos Sírios. Giovanni descreveu que essa bibilioteca possuía muita sabedoria, e querendo saber o que era, Ezio parte para Masyaf. Mas após 10 meses de viagem, ele descobre que a cidade estava tomada por Templários que também queriam saber o conteúdo da biblioteca. Ezio os confronta e descobre que para abrir a porta para a sala secreta, ele deveria achar cinco artefatos que eram as suas chaves.





Esses artefatos foram criados pela Primeira Civilização para poderem reviver as memórias de alguma pessoa. Altaïr fez isso, e a cada chave achada, Ezio pode ver certo momento da vida de seu antecessor. Além do artefato que Ezio achou em Masyaf, os outros quatro se localizavam em Constantinopla. Nessa época, havia guerra entre otomanos e bizantinos (estes últimos eram manipulados pelos Templários) e a disputa pela sucessão do trono do Sultão. Enquanto isso, Desmond Miles está em coma, porém, consciente em uma sala escura e confusa dentro da Animus. Para poder acordar, ele deve achar a ligação entre ele, Ezio e Altaïr.


As irritantes sequências de Desmond


Quem aí gostou de controlar Desmond em Brotherhood? Eu achei demais, e sinceramente espero que no próximo jogo da franquia ele tenha ainda mais atenção. E foi o que eu pensei também de Revelations, mas a Ubisoft tinha que estragar meus planos. Primeiro que, para você pode fazer as sequências de Desmond, deve-se coletar certo número de fragmentos de dados da Animus (algo como as "malditas" penas em Assassin's Creed II) com o Ezio em Constantinopla e Córsega (outra lugar que você visita no jogo). Para jogar todas as sequências de Desmond (5 no total), é necessário possuir 30 fragmentos.

Não se iluda: essa bela sala pode ser muito entediante
Ok, tudo bonitinho até aí. Eu falei "até aí". As sequências de Desmond nada mais são do que puzzles em primeira pessoa (???), onde você tem que construir blocos para poder passar para outro nível da sequência. Muitas vezes, esses puzzles podem ser chatos, longos e irritantes. E, ao completar todas as sequências, a sua recompensa é um troféu de bronze. Talvez a única parte boa disso tudo é que podemos saber um pouco mais da história de Desmond - desde os seus treinamentos como Assassino até a sua captura pela Indústrias Abstergo.


Assassinos unidos jamais serão vencidos


Uma das boas novidades que Brotherhood trouxe para nós foi a possibilidade de recrutar cidadãos para se juntarem à Ordem dos Assassinos. Depois disso, Ezio podia enviá-los em missões ao redor da Europa para que eles evoluíssem de nível e assim pudessem se tornar Assassinos Mestres. O mesmo conceito foi utilizado emRevelations, só que dessa vez, reaproveitado e muito mais complexo do que no jogo anterior.

A Irmandade de Constantinopla reunida para discutir planos
Há diversas maneiras de recrutar cidadãos em Revelations: defendê-los de guardas bizantinos, apostar corrida, ajudar a proteger certa localidade, pegar um ladrão... enfim, não fica só naquela mesmice de Brotherhood em somente defender o cidadão. Após recrutado, você envia o seu Assassino em missões da Defesa Mediterrânea, onde deve-se expulsar os Templários de diversas cidades do Mediterrâneo e tomá-las para os Assassinos. Porém, tome cuidado, pois regularmente os Templários tentam recuperá-la.

A Defesa Mediterrânea é também uma boa maneira de ganhar Akçes
Ezio pode recrutar até 12 Assassinos, sendo que destes, 5 vão somente até o nível 10. Os outros 7 virarão Mestres Assassinos e poderão proteger os seus Esconderijos (falaremos deles mais adiante) de futuros ataques dos Templários. E, ao customizar um dos seus Assassinos, você pode, além de mudar a cor de sua roupa, escolher se ele usa ou não capuz e máscara. Obviamente, eles também estão bem mais inteligentes na hora em que você os chama para lhe ajudar a derrotar guardas, atirando bombas e usando diversos tipos de armas.


Bomba caseira da melhor qualidade


Esquece aquelas simples bombas de fumaça que vimos em Assassin's Creed II eBrotherhood. Na história de RevelationsYusuf apresenta a Ezio as bombas que os Assassinos de Constantinopla usam para combater os seus inimigos. Há cerca de 300 combinações de ingredientes para os mais diversos tipos de bomba e que podem lhe ajudar muito na sua aventura. Confira os efeitos das bombas abaixo:
Os 4 cartuchos de bombas
  • Bomba de Estrepes: como o próprio nome diz, essa bomba espalha estrepes pelo chão que impossibilitam o movimento dos inimigos, dando a Ezio a chance de matá-los facilmente.
  • Bomba de Datura: essa bomba, ao explodir, expele um veneno capaz de matar qualquer um que aspirar o seu ar.
  • Bomba de Ruído: Ezio pode usá-las para distrair inimigos e atraí-los para o lugar de colisão da bomba, já que esta faz um barulho alto quando explode.
  • Bomba de Pirita: quando explode, essa bomba espalha diversas moedas de ouro pelo chão, atraindo diversas pessoas e fazendo um aglomerado para distrair guardas.
  • Bomba Metralha: causa danos mortais a qualquer um que for atingido por ela ou por seus estilhaços.
  • Bomba Trovão: sua explosão é capaz de matar qualquer um a sua volta.
  • Bomba de Sangue: ela espalha sangue de cordeiro, e quando uma pessoa é atingida, ela pensa que o sangue é seu. Ótima para distrair guardas.
  • Bomba de Fósforo: cria uma fumaça densa e negra, cegando os inimigos. Usando o Sentido Aquilino, Ezio pode matar os inimigos que foram atingidos por ela em alguns segundos.
  • Bomba de Mau Cheiro: assim que sua detonação for ativada, ela espalha um cheiro horrível ao seu redor e irá repelir qualquer pessoa que se aproximar dela.

Defenda o seu território


Se lembra das Torres Borgia que nós incendiávamos em Brotherhood para poder reconstruir a região em sua volta? Em Revelations, a Ubisoft fez quase isso, mas decidiu melhorar um pouquinho essa opção. Agora as Torres Borgia foram substituídas pelos Esconderijos. Para conquistar um Esconderijo, deve-se fazer o mesmo que se fazia em Brotherhood: matar o Capitão e incendiar a torre (dessa vez, Ezio não a incendeia "incendeia": ele somente cria uma fumaça sinalizadora). Após isso, o Esconderijo é seu. Mas não para por aí: assim como no Defesa Mediterrânea, os Templários podem tomar o Esconderijo de volta conforme sua notoriedade aumenta. Para defendê-lo, você deve colocar Assassinos atiradores no telhado, criar barricadas, usar canhões, enfim, vale quase tudo. Ao nomear um Assassino Mestre para um Esconderijo (que é feito através de missões divididas em duas partes), ele não poderá ser mais atacado pelos Templários. Para ter uma ideia de como funciona uma defesa de Esconderijo em Revelations, assista ao vídeo abaixo:





E as novidades parecem não acabar


Você já pôde conferir algumas das diversas novidades do modo história de Assassin's Creed: Revelations, mas ainda tem muitas para serem ditas. Para conferi-las, veja a lista abaixo:
  • Bico-de-Águia: trata-se de um novo design para a Lâmina Oculta. Com o seu formato de gancho, Ezio pode dar rasteira em inimigos, escalar mais facilmente e deslizar por tirolesas.
  • Tirolesas: as tirolesas estão ligadas entre um telhado e outro por meio de fios, o que permite que Ezio deslize com a Bico-de-Águia e aumente a velocidade de sua navegação em cerca de 30%.
  • Armadura de Ishak Pasha: uma versão mais bonita e elegante das armaduras de Altaïr (Assassin's Creed II) e Brutus (Brotherhood). Ela é preta com detalhes em amarelo dourado e possui uma máscara que cobre todo o rosto de Ezio, deixando somente os olhos de fora.
  • Mini-Mapa: o mini-mapa agora é preto e detalha mais as construções do jogo. Algumas novidades aparecem nele, como o Mercado Negro (para comprar bombas) e a diferença entre guardas (amarelos são otomanos e vermelhos são bizantinos).
  • Livros: ao invés de preencher o QG dos Assassinos com pinturas, Ezio irá comprar livros que, no total, custam cerca de 500.000 Akçes.
  • Sem cavalos: em Revelations, não há cavalos para você controlar. Em compensação, Ezio não precisa reformar todos os túneis da cidade.
  • Exploração fora da Animus: não há mais essa possibilidade, visto que Desmond se encontra em coma. O máximo que você pode fazer é dar uma volta pela Ilha, mas sem escalar ou algo do tipo.
  • Mais ação: novos movimentos foram adicionados ao combate. Um dos que mais gostei foi que Ezio pode cravar a espada na cabeça do inimigo, quebrar o seu pescoço, dar um giro e retirar a espada do crânio do cadáver. Além disso, quando em carroça, Ezio pode empurrar (ou ser empurrado) inimigos em pedras para despedaçar o veículo adversário. Aguarde também mais ação nas cutscenes.
  • Legendas em PT/BR: uma ótima novidade da série, já que muitos fãs brasileiros ficavam perdidos com o enredo complexo dos games anteriores. Algumas falhas são apresentadas (como, por exemplo, a tradução de "Hookblade", que corretamente ficaria "Lâmina Gancho" - mas acabou ficando "Bico-de-Águia), mas nada que possa vir a nos atrapalhar.
  • Sentido Aquilino: a Visão Aquilina dos jogos anteriores de Assassin's Creedforam aperfeiçoadas por Ezio para que ele possa visualizar o caminho que inimigos fizeram, descobrir locais secretos e achar colecionáveis. No início, você pode achar estranho ter que ativá-la pelo L3, mas você irá se acostumar.
  • Armas Secundárias: em Revelations, as armas agora são dividas em 2 grupos: primárias e secundárias. Segure R2 para acessar o menu de armas, então utilize o L3 para selecionar alguma arma primária e R3 para secundária. As primárias são em geral lâminas, remédio, punho e Besta, enquanto as secundárias são a Arma Oculta, veneno e bombas.

Multiplayer: um extra


Eu sinceramente não considero o multiplayer de Revelations um modo, mas sim como um extra para os jogadores poderem coletar troféus e gastar mais horas com Assassin's Creed. Esperava que a Ubisoft trabalhasse mais um pouco em cima dele, pois o de Brotherhooddeixou muito a desejar. Diria que é um "MultiplayerBrotherhood 2.0", já que algumas das poucas diferenças são mapas, personagens e modos de jogo. Outra coisa que me incomodou bastante foi o tutorial, que é obrigatório. Pra que isso? E se o jogador já for experiente? Tinha que ser uma opção. Não espere muito desse multiplayer.
Se você, assim como eu, for fã de Assassin's Creed, irá gostar bastante deRevelations. Agora, se você nunca se interessou pela série, recomendo que passe esse jogo. Em geral, o jogo é muito bom, porém, uma coisa me irritou (e muito): o subtítulo. Por que colocar Revelations, se ele não revela absolutamente nada? Mais sobre a vida de Ezio e Altaïr? Sim, isso é interessante, mas o que realmente queríamos saber (porque "certa pessoa" morreu e o que é um "certo" Templo, ou que lugar "certa pessoa" está no final do jogo) não foi sequer mencionado. Isso foi bem triste, acreditem.

Prós

  • Diversas novas opções em torno do recrutamento e formação dos Assassinos
  • Possibilidade de defender Esconderijos
  • Legendas em PT/BR
  • Customização de bombas
  • Armas divididas em primárias e secundárias, o que torna tudo mais organizado
  • Bastante inovações

    Contras

    • Controlamos muito pouco Altaïr; suas sequências são curtas e 3 delas controlamos ele velho
    • Multiplayer fraquíssimo
    • Sequências do Desmond sem sentido algum
    • Alguns bugs que podem atrapalhar o rendimento do jogo (eu, por exemplo, não recebi nenhum Akçe em dois depósitos de banco e depois, esses depósitos foram reduzidos pela metade)
    • Nada de grandes revelações; o subtítulo do jogo é pura hipocrisia para poder vender

    Share this:

    ABOUT THE AUTHOR

    Hello We are OddThemes, Our name came from the fact that we are UNIQUE. We specialize in designing premium looking fully customizable highly responsive blogger templates. We at OddThemes do carry a philosophy that: Nothing Is Impossible

    0 comentários:

    Postar um comentário