Dentre os vários tutoriais que encontrei, acabei optando dessa
vez por algo mais simples, pois é o que diversos jogadores que decidem
montar seus próprios servidores,
acabam optando. Logicamente, existem formas bem mais complexas de se
preparar o servidor, com diversos detalhes, mas tentarei simplificar ao
máximo. A montagem abaixo se aplica a um servidor simples, sem roteador
[o que necessitária de liberação de portas, e loopback]. Vamos lá:
Requerimentos Básicos:
- Pentium 4 2.4Ghz ou equivalente
- 512 MB RAM
- Windows baseado no sistema NT (Windows 2000 Pro, XP Pro ou Server)
- MS SQL Server 2000
- HD particionado ou 2 HDs [ Muitos servidores já vem pré-configurados para rodar em d:]
Instalando os arquivos de Servidor:
- Baixe nosso servidor na seção Downloads;
- Descompacte o conteúdo do arquivo em seu HD adicional [D:\Muserver\].
Criando novos bancos de dados:
- Abra seu Enterprise Manager [Sql] e siga até a guia Databases;
Imagem
- Clique com o botão direito do mouse em Databases, e selecione "New Database";
Imagem
- Nosso objetivo aqui é criar 2 novas databases chamadas "MuOnline" e "Ranking";
Imagem
Restaurando os dados de backup:
-
Ainda no Enterprise, clique com o botão direito sobre o banco de dados
"MuOnline" recem-criado, e selecione "Todas as tarefas" e "Restore
Database";
Imagem
- Na janela que se abriu, selecione "From Device" e "Select Device";
Imagem
- Clique em "Add", e em seguida no botão "...";
Imagem
-
Ok, vamos recuperar o backup anterior, selecione "MuOnline.bak" que se
encontra dentro da pasta "D:\Muserver\DB_ODBC", e depois basta confirmar
esta janela com "Ok";
- Na janela anterior, clique em "Options" e
"Force restore over existing files", certifique-se de que, como na
foto, tanto o banco de dados quanto seu log estão sendo recuperados para
uma pasta "D:\muserver\db" ou para alguma outra existente;
- Pronto, repita os mesmo passos para restaurar seu banco de dados "Ranking".
Criando as ligações ODBCs entre banco de dados e programa:
- Abra a pasta "D:\muserver\DB_ODBC;
-
Execute o arquivo ODBC.reg para instalar automaticamente todas as
conexões ODBC necessárias para que o jogo possa se comunicar com seus
bancos de dados.
Configurando os IPs de seu servidor [arquivos]:
-
Talvez a tarefa mais simples, porem com maior tendencia de erros...
muitas pessoas esbarram nessa parte por estarem utilizando ips
inválidos, ips errados, ou até mesmo esquecerem de algum. O problema só
irá surgir na hora de ligarmos o servidor, por isso toda atenção é
necessária por aqui. Verifique primeiramente qual o IP global* de seu
PC, acessando http://www.whatismyip.com/;
*
Caso você possua um IP dinâmico [que muda a cada conexão], voce deverá
alterar os ips conforme explicado neste tutorial a cada conexão. Breve
postarei um guia de IP fixo, para que não seja necessário sua alteração a
momento.
- Caso não esteja utilizando nenhum recurso de IP fixo
[No-Ip], e com este ip que você irá trabalhar. Abra todos os arquivos
abaixo com o bloco de notas, e altere o "mubf.hopto.org" [meu ip global]
para o seu número de IP:
D:\MUSERVER\CS\Connectserverlist.dat
D:\MUSERVER\CS\data\ServerList.dat
D:\MUSERVER\CS\data\Connectserverlist.dat
D:\MUSERVER\DATA\lang\kor\commonloc.cfg
D:\MUSERVER\DATA\IpList.dat
Os
demais arquivos já estão pré-configurados com um ip local padrão
[127.0.0.1], caso haja necessidade de trocá-los também, aqui estão:
D:\MUSERVER\CS\data\ServerInfo.dat
D:\MUSERVER\DATA\commonserver.cfg
Configurando os IPs de seu servidor [links]:
-
Abra a pasta "D:\muserver\links" e selecione os links 4 e 8 com o botão
direito do mouse, para alterar suas informações com seu IP global:
Link 4 - Altere com as informações de seu ip global* no local destacado;
D:\MUSERVER\JOINSERVER\JoinServer.exe /p55970 /camubf.hopto.org /cp55557
Link 8 - Altere somente se estiver utilizando outro ip local, caso contrário deixe da forma que está;
D:\MUSERVER\GAMESERVER\GameServer.exe 127.0.0.1 55970 127.0.0.1 55960 55901
Iniciando seu servidor:
-
Acesse a pasta "D:\muserver\links" e rode todos os 8 links, um a um,
para que seu servidor esteja pronto para ser conectado pelo cliente de
jogo.
Creditos: Game X
Atenciosamente:
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